Sejam bem vindos!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Starting..

Neste momento de ansiedade me perco um pouco com minhas palavras ao tentar expressar meus pensamentos. Sempre quis estar aqui, e agora que consegui estou realizada! Mas sei que escrever não é só colocar palavras no papel. Precisamos acreditar nas nossas palavras e no impacto que elas causarão, para escrevermos "bem". Porém não basta colocarmos apenas o que vier na cabeça. A reflexão é tão importante quanto a forma da letra que deixaremos expressa. A pessoa que não coloca seus pensamentos em ordem, não tem o que dizer, e de nada lhe servirá regras gramaticais, nem mesmo o melhor vocabulário que possa dispor. Segundo Othon Garcia em grande parte, aprender a escrever é aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois “assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou aprovisionou”.

Por mais que se conheça a Língua Portuguesa, sem a criação das idéias, a ortografia, a gramática e a sintaxe são apenas estruturas de palavras, que podem dizer nada. Mas onde e como encontrar as idéias? Como inventá-las, criá-las ou produzi-las?

A fonte principal de nossas idéias é a nossa experiência. Tudo aquilo que conhecemos e guardamos serve para formar nossa criatividade. Se você acha que a sua experiência não é suficiente, valha-se da experiência alheia através de conversa, de leitura e de convívio.

A Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, é conhecida por seus cursos de criatividade e sugere os seguintes itens para treinarmos nossa criatividade:

01.
escreva pelo menos uma idéia por dia;
02.
armazene as idéias;
03.
observe e absorva: aproveite o que você observa;
04.
desenvolva uma forte curiosidade sobre coisas, lugares ou pessoas;
05.
compreenda primeiro, depois julgue;
06.
mantenha o sinal verde da sua mente sempre aberto;
07.
tenha uma atitude otimista e positiva;
08.
pense todos os dias, escolha uma hora e um lugar para essa atividade;
09.
associe idéias, combine-as, adapte-as, modifique-as, inverta-as;
10.
coloque suas idéias em ação – uma idéia razoável colocada em ação é melhor que uma grandezidéia arquivada.


Bom, hoje então desejo à todos ótimas idéias e vamos em busca da nossa criatividade, mesmo que esteja no fundinho soterrado do nosso coração. Lembrem-se: ela está conosco, só precisamos ir em busca dela. Façam com que elas possam, de alguma forma, fazer vocês felizes, assim como me fazem. :)

Um comentário:

  1. As palavras descrevem todo o seu pensamento. Basta direciona-las e organiza-las para haver coesão. Lindo texto gih, gostei do conceito. beijo :*

    ResponderExcluir